Como a biometria pode oferecer maior segurança às empresas?

Falhas humanas e fraudes nos processos de uma empresa podem ocasionar uma série de perdas financeiras e danos a seu patrimônio. Nesse sentido, a biometria é uma tecnologia que proporciona maior segurança, evitando prejuízos e fazendo com que as organizações sejam mais eficientes.

Isso acontece porque as inovações nos algoritmos de identificação e na sensibilidade dos leitores biométricos têm aumentado sua confiabilidade. Eles já são capazes de prevenir as ilegalidades mais comuns e dificultar a vida de quem pretende burlar os sistemas.

Quer saber como a biometria pode ajudar sua empresa? Neste post, mostraremos em quais áreas ela é mais aplicada e de que forma essa tecnologia torna os processos mais seguros e práticos. Confira!

 

Biometria para empresas: maior segurança e automatização de processos

 

Como dissemos, a biometria em empresas, bem como, em outros tipos de organizações, é usada, basicamente, para melhorar a confiabilidade e a agilidade de seus processos. Os exemplos mais frequentes de aplicação são no controle da jornada dos funcionários, na restrição de acessos e na automação de pontos de venda. Veja abaixo como a tecnologia é utilizada nesses três casos.

 

Relógio de ponto biométrico

 

Nos sistemas tradicionais de gestão de ponto (cartográfico e manual, por exemplo), é preciso deslocar um ou mais colaboradores para realizar o cômputo das horas de cada trabalhador. Além da possibilidade grande de equívocos, esses métodos de controle são, também, muito fáceis de serem fraudados.

Nesse sentido, a biometria aplicada no relógio de ponto eletrônico torna o processo mais ágil, mais preciso e seguro. Esse sistema exige a presença do funcionário no momento da marcação, guarda os dados em uma memória inviolável e os envia automaticamente para um software responsável por gerar a folha de pagamento, reduzindo a participação humana no processo.

 

Controle de acesso

 

No controle de acesso, a biometria é utilizada para liberar a passagem de indivíduos em portas, catracas, cancelas e, até, em sistemas de computadores. Essa é uma ajuda importante para realizar o tripé da segurança patrimonial (restrição, autorização e auditoria), pois é livre de falhas humanas e precisa na identificação pessoal.

Por outro lado, sua tecnologia permite um processo de autorização mais rápido, bastando o cadastramento prévio das pessoas e suas permissões no sistema. A autenticação e a liberação do acesso ficam a cargo do dispositivo equipado com a tecnologia, que as realiza de forma automatizada.

 

Automação comercial

 

Os leitores biométricos também são utilizados para automatizar processos comerciais. A liberação de operações em caixas registradoras e pontos de vendas, como cancelamento de itens ou aplicação de descontos, pode ser feita por meio da biometria, dando mais segurança do que utilizando chaves, senhas ou cartões.

Ainda, o uso da biometria para identificar clientes e cadastrá-los em promoções ou, mesmo, para inserir seus dados nas notas e cupons fiscais, é mais rápido, confortável e confiável, eliminando a necessidade de cartões de fidelidade ou digitações de números em cada compra.

 

Segurança na biometria: novas tecnologias estão vencendo as fraudes

 

Para que esses processos sejam realmente melhorados com a tecnologia biométrica, é preciso que ela garanta que a pessoa utilizando o equipamento é a mesma que foi cadastrada previamente.

Para tanto, no momento de seu cadastro, é feita a coleta de dados de alguns atributos físicos únicos do indivíduo — como a impressão digital. Depois, o leitor biométrico reconhece esses atributos e os compara com as informações armazenadas em seu sistema para, então, validar a identidade do usuário.

Os modernos dispositivos, como os utilizados nos equipamentos da Control iD, contam com inovações que combatem falhas de segurança. Em relação à integridade das impressões digitais, por exemplo, em apenas alguns milissegundos, uma quantidade muito maior de pontos de identificação é coletada.

Como deu para perceber, a biometria é uma ótima solução para aumentar a segurança de sua empresa na gestão de jornadas de trabalho, no controle de acesso e na automação comercial. Sua tecnologia avançada garante a identidade do usuário e é livre de fraudes, tornando esses processos mais confiáveis e rápidos, superando os problemas comuns com cartões magnéticos, barras ou proximidade, que podem ser facilmente emprestados.

Ficou alguma dúvida sobre a segurança que a biometria traz para sua empresa? Nossos consultores podem ajudar. Entre em contato conosco!

Similar Posts

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *